O segredo para um bronzeamento inteligente - Marisol Toro


A chegada do verão é um tempo em que todos anseiam o imponente dourado em nossa pele. Existem diferentes maneiras de exibir um bronzeado saudável, perfeito e duradouro e que não causa danos à pele. 
Aprenda sobre diferentes caminhos que levam ao sol de maneira inteligente.
O sol é como uma moeda, tem dois lados. Por um lado, a fonte de vida, afeta o nosso bem-estar, ajuda a síntese da vitamina D e é anti-depressivo. Mas por outro lado, a exposição abusiva gera danos à pele cumulativo que pode causar manchas, flacidez e rugas. Além disso, em alguns casos extremos, pode levar a lesões cancerosas. Então, se você quiser desfrutar dos muitos benefícios do  sol é necessário cuidar da pele antes, durante e após o bronzeado.
A radiação solar que atinge a Terra é composto de radiação infravermelha (IR, 56%), a radiação visível (luz, como sabemos que através de nossos olhos, em 39%) e ultravioleta (UV, um 5%). Este último é responsável pelo bronzeado e decompõe-se nas gamas de comprimentos de onda seguintes:
  • UV-A, também conhecido como "UV de onda longa" pigmentação indireta ocorre porque a melanina existente oxidada, resultando em bronzeado, têm uma capacidade de penetração elevada, atingindo a derme.
  • UV-B é conhecida como "meio comprimento de onda UV", causa queimaduras solares e, ao contrário dos raios UV-A, conduz à formação de melanina, que é produzir uma pigmentação direta.
  • UV-C são os raios ultravioleta de ondas curtas que atingem nossa pele, a camada de ozônio da biosfera atrasa o seu progresso.
  • IR: recentemente descoberto este tipo de radiação, é responsável pelo efeito de aquecimento do sol, o aumento da capacidade de eritema ultravioleta.
A intensidade dos raios ultravioletas é diferente, dependendo da hora do dia. Além disso, a quantidade de raios nocivos que atingem a superfície da terra é aumentada gradualmente com a deterioração da camada de ozono. No entanto, este aumento de exposição prejudicial levou ao aumento da conscientização da população sobre os efeitos do sol e a pesquisas em química cosmética gerando produtos de ponta.
Existem três tipos de cosméticos solares:
  • Os fatores de proteção que preservam a pele da radiação, permitindo um bronzeamento progressivo e saudável;
  • Auto-bronzeamento, usado como tratamento preliminar para acelerar a pigmentação sem banho de sol e;
  • Produtos humectantes e descongestionantes para aplicar após a exposição.

O fotoprotetor

A quantidade de radiação que atinge a pele geralmente superar suas capacidades defensivas, por isso precisamos de cuidados adicionais. Filtros solares fornecem esta proteção, é por isso são fortemente indicados no cuidado da pele antes da exposição ao sol. Permitem um leve bronzeado e  controlam a radiação UV-B, permitindo pigmentação direta provocada pela radiação UV-A.
O grau de FPS do produto indica quanto tempo você pode seguramente ficar no sol de acordo com o biotipo de pele.
Classificação do dermatologista americano Fitzpatrick, para identificar fototipo de diferentes tipos
de pele:
  • Fototipo I
Reação à exposição ao sol: Indivíduos que praticamente não se bronzeiam e descamam com facilidade.
Descrição Física: Pele muito clara, olhos azuis, sardas. Sua pele, normalmente não expostas ao sol, é extremamente branco.
Proteção recomendado: Máximo.
Produto certo: FPS 34.
  • Fototipo II
Reação à exposição ao sol: Queimam facilmente e intensamente, leve bronzeado e descamação leve e marcadamente
Descrição Física: Pele clara, cabelos loiros ou ruivos, olhos azuis e sardas, que normalmente não expostas da pele ao sol, é branco.
Proteção recomendado: Máximo.
Produto certo: FPS 34.
  • Fototipo III
Reação à exposição ao sol: Indivíduos que queimam moderadamente e pigmentam.
Descrição Física: Pele branca se não exposta ao sol.
Proteção recomendado: Moderado.
Produto certo: FPS 21.
  • Fototipo IV
Reação à exposição ao sol: Indivíduos que queimam minimamente e pigmentam com bastante facilidade e de forma imediata.
Descrição Física: Pele branca ou ligeiramente acastanhado, cabelos e olhos escuros (raças Mediterrâneo, mongol, orientais).
Proteção recomendado: Moderado.
Produto certo: FPS 21.
  • Fototipo IV
Reação à exposição ao sol: Raramente queimam e fácil e intensamente são pigmentadas.
Descrição Física: Pele acastanhada (ameríndios, indianos, hispânicos).
Proteção recomendado: Moderado.
Produto certo: Creme bronzeador com filtros solares.


Para o cuidado extremo também é importante:

  • Minimizar a exposição. Evite o horário de 11 a 16 horas, ou medir a sombra projetada, se sua sombra é menor que a altura não deve tomar sol.
  • Proteger, mesmo em dias nublados. A luz ultravioleta passa igual embora não se  sinta o calor, produz danos.
  • Use chapéus e óculos de sol.
  • Preste atenção aos medicamentos que toma,  alguns podem aumentar a fotossensibilidade.
  • A neve e altura aumentam a nocividade dos raios de sol.
Auto-bronzeador

É uma excelente opção quando não temos tempo usufruir, de forma consciente, o sol.
O principal ingrediente ativo é o dihydroxyacetona (DHA), que altera o tom da superfície da pele sem provocar alterações profundas. A cor que permanece na superfície, sobre as células strato corneum (SC), de modo que com a renovação celular é perdida gradualmente. Se queremos manter o tom, temos de aplicar o autobronzeador três vezes por semana.
Também contém eritrulose, um hidrato de carbono com a capacidade de reagir com os aminoácidos de queratina. Esta reação dá origem a uma cor castanha temporária, semelhante ao que é produzido na reação de Maillard. Este não é um corante ou um pigmento, é uma reação química que produz uma alteração de cor na região tratada, muito semelhante ao que é produzido em uma maçã cortada exposta ao oxigênio. Na pele, o efeito é comparável à produzida pelos raios ultravioleta do sol.
É muito importante para preparar adequadamente a pele antes de aplicar o auto-bronzeador para que a cor fique parelha. O ideal é fazer esfoliação e em seguida, aplicar uma emulsão hidratante, de modo que você pode facilmente e distribuir uniformemente o produto.
O resultado final do bronzeamento varia de acordo com a espessura do SC, o tonus e o PH da pele de cada pessoa.
O produto para autobronzeamento não é compatível com banhos de sol, devemos lembrar que este produto não possui fator de proteção e para exposição ao sol devemos usar produtos que contenham FPS.

Para depois do sol

A prolongada exposição ao sol faz com que a pele desidrate por isso devemos usar produtos específicos. O Creme humectante com Aloe Vera fornece a humectação necessária para recuperar 
a suavidade e frescura perdida. A hidratação tópica é tão importante quanto a interior, temos de cuidar da pele e ingerir água em abundancia.

0 comentarios: