Importância Cosmética da Vitamina “C” - Saiba como é sua aplicação prática nos tratamentos estéticos.

A vitamina C (Ácido L-ascórbico), tem várias funções na pele, exerce uma importante ação antioxidante, estimulante da produção do colágeno, inibidor da melanina, anti-inflamatória e desempenha um papel na função de barreira da pele. Estas características, concede a ela grande destaque para a indústria cosmética, sendo um ingrediente chave quer como o ácido L-ascórbico puro, ou como um derivado, para produção de produtos cosméticos para os cuidados com a pele. A importância cosmética da Vitamina C está na combinação de sua influência na síntese do colágeno (ação cicatrizante), na regeneração da Vitamina E (efeito anti-radicais livres) e ação despigmentante nas hipercromias.
Para a pele
A maioria dos animais e plantas pode sintetizar a vitamina C para protegê-los da UV. Os seres humanos não são capazes de produzir a vitamina C e neste caso, se torna extremamente necessária sua ingestão alimentar através do consumo de  frutas cítricas e vegetais folhosos.  Na pele, a epiderme contém cinco vezes o nível de ácido ascórbico encontrado na derme. Depois de uma exposição aguda à luz ultravioleta, os níveis de ácido ascórbico se esgotam, tanto na epiderme quanto na derme. O esgotamento relativo de ácido ascórbico é comum em pessoas mais velhas, principalmente naquelas que sofrem de alguma doença como o câncer.Grande parte dessa deficiência parece estar relacionada com a ingestão inadequada, já que a suplementação restaura os níveis normais.

Efetividade
Ácido L-ascórbico é instável na presença de oxigênio, luz, humidade, temperaturas elevadas, e os metais pesados, isto se  transforma num desafio significativo para o desenvolvimento de formulações cosméticas, devido a esta caracteristica  a indústria de matérias-primas desenvolveu formas estáveis e bem mais ativas dessa substância.
Saiba o que procurar nas fórmulas do seu cosmético vitaminado: Mais efetiva que o ácido ascórbico (a Vitamina C pura), é seus derivados e misturas de complexos, pois potencializam seus efeitos e agregam outros benefícios. A vitamina C na forma de Sodium Ascorbil Phosphate (SAP), garante além da estabilidade do ativo, um maior grau de penetração e de efetividade do produto, devido as suas características físico-químicas esta forma de vitamina C facilita sua composição com outros ativos não havendo degradação dela como ocorre com a Vitamina C pura. Um exemplo é a mistura do SAP com extrato de margarida (Belides) que tem ação despigmentante, com grande efeito inibitório da enzima tirosinase. Esta inibição reduz a formação de pigmentos cutâneos, permitindo controlar a tonalidade da pele.
Ação esperada da Vitamina C
Depois de penetrada na pele, a Vitamina C se estabiliza, não podendo ser removida por lavagem ou fricção. Os níveis de ácido ascórbico acumulado na pele após aplicação tópica são de 20 a 40 vezes superiores àqueles conseguidos pela ingestão oral.
Segundo alguns estudos, o ácido ascórbico parece estar envolvido na reação fotoprotetora da pele. Elevando a capacidade de proteção natural da pele ou em associação aos filtros solares (J. Invest. Dermatol., 125, 826-832 (2005).
Depois que a Vitamina C é incorporada à pele, pode-se demonstrar o efeito reservatório: mesmo que a vitamina C adicional seja retirada da pele, o efeito fotoprotetor permanece com plena potência por no mínimo 3 dias.
Além dos efeitos fotoprotetores da Vitamina C tópica, também é possível demonstrar modesto efeito anti-inflamatório: se a pele for queimada com luz UVB e tratada com vitamina C tópica, os locais tratados apresentaram diminuição do eritema. Voluntários humanos que utilizaram vitamina C tópica em um dos lados do rosto, mostraram espetacular reversão das rugas e pigmentos de envelhecimento da pele naquele lado, sugerindo que além da fotoproteção associada ao ácido ascórbico tópico, a estimulação da síntese de colágeno (o ácido ascórbico é necessário como co-fator para hidroxilação de prolina e lisina na síntese de colágeno e como efetor transcripcional)pode ter levado a aparentes mudanças do tecido conectivo verificados nesses pacientes. (S. Kobayashi, M. Takehana, S. Itoh, e E. Ogata,”Efeito protector de fosfato de magnésio-L-ascorbil-2 contra os danos da pele induzida pela radiação UVB “Photochem. Photobiol., 64, 224-228 (1996).
Podemos então concluir que a vitamina C é um elemento essencial para o tratamento da pele envelhecida e novos derivados de vitamina C estão sob investigação. Devido às suas documentadas propriedades anti-inflamatórias, a aplicação tópica da vitamina C, é útil para o tratamento de várias disfunções na estética como pós-cirúrgicos, laser , peelings, etc,
É indispensável que os profissionais procurem se certificar de como a Vit.C está disponível no seu cosmético de uso habitual e como indicá-la nos tratamentos home care, e daí se utilizar dos sues benefícios.

fonte: negocioestetica

0 comentarios:

Filtro Solar. Mesmo vivendo em um país quente como o nosso, as questões negativas relacionadas ao sol e as radiações não são levadas a sério.

Já passou filtro solar hoje?
Afinal, não custa nada lembrar: a maioria da população não se protege do sol apesar de viver sob a radiação ultravioleta e luz visível. Mesmo vivendo em um país quente como o nosso, cujo padrão de beleza é a pele bronzeada, as questões negativas relacionadas ao sol e as radiações não são levadas a sério. E o sol é vingativo!
Em curto e médio prazos, as radiações UV provocam perda de água e ressecamento da pele, deixando-a com aspecto opaco e fazendo-a perder a elasticidade, provocando eritema, descamação e futuras manchas. Os 18 primeiros anos de vida, quando protegidos das ações nefastas do sol, evitam manchas, pele ressecada e rugas. Aos 45, 50 anos você pode ter sua pele mais preservada do que aquela pessoa que se expos exageradamente, sem qualquer tipo de proteção… mas que estava na moda e no padrão de beleza. O Brasil, cheio de misturas raciais, que produziram mulheres e homens com estilos diferentes do resto do mundo, não precisa ter um padrão de beleza. Somos a beleza.
O que precisamos nos conscientizar é que a radiação é imunosupressora natural. Um exemplo clássico é o aumento da recorrência de herpes simples desencadeada pela exposição solar no verão; as doenças de pele podem ser agravadas pelas radiações causando fotoalergias, fotossensibilidade, fototoxicidade, quando em associação com cosméticos e medicamentos; as radiações podem estimular doenças como o câncer de pele, que hoje ocupa lugar nas pesquisas de doenças mais comuns no Brasil.

A radiação solar

O espectro solar é composto por uma série de radiações, quase todas podem atuar de forma benéfica, porém, quando a quantidade de energia absorvida é superior à dose tolerável, os riscos são inevitáveis. As principais radiações solares são:
· Raios infravermelhos – Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol· Radiação ultravioleta, de acordo com a faixa de comprimento de onda, é dividida em:
- UV-A (320-400 nm): presentes com intensidade praticamente constante durante o dia todo, produzem pouco eritema, são os principais responsáveis pelos fenômenos de hiperpigmentação (bronzeamento) e de alterações profundas na pele que levam ao câncer de pele.
- UV-B (280-320 nm): predominam entre 10 e 14 horas e são os principais responsáveis pelo eritema, queimadura solar e câncer de pele.
- UV-C (270-290 nm): são absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.
· Radiação visível (de 400-760 nm):
- Estimula a retina humana, é responsável pela visão.
Até o início dos anos 80 não havia muita evidência dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta A. O foco principal das pesquisas era sobre a radiação UV-B. A partir dos estudos de vários autores, os fenômenos de envelhecimento cutâneo tiveram sua correlação com a radiação UVA comprovada; este comprimento de onda é atualmente considerado o maior estímulo externo para a aceleração dos mecanismos de fotoenvelhecimento, através da ativação das metaloproteinases (enzimas que degradam o colágeno responsável pela manutenção da arquitetura da pele) e a maior geração de radicais livres. Além disso, seu papel coadjuvante na carcinogênese, por dano oxidativo ao DNA dos queratinócitos, está amplamente documentado. Em decorrência da destruição da camada de ozônio, os raios UV-B, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra. Da mesma forma, tem ocorrido um aumento da incidência dos raios UV-C, que são potencialmente mais carcinogênicos do que os UVB.
Mesmo antes do dano visível clinicamente, a interação da radiação com as moléculas já vem sendo comprovada. Alterações de DNA já foram demonstradas, por técnicas de imuno-histoquímica, com alterações do gene p53 e formação de dímeros da pirimidina em áreas de pele expostas a doses suberitematógenas.
A consciência dos benefícios e malefício do sol para a pele, não tenha dúvida, tem de ser iniciada na infância. Usar as primeiras horas do sol pode ajudar como um excelente antidepressivo. Sem querer criar polêmica sobre o assunto, alguns estudos sugerem que o melhor sol para estimular a síntese de vitamina D é justamente o sol do meio dia! Outro estudo sugere que as mulheres que usam burcas são propensas a ter osteoporose porque, por questões religiosos, não podem se expor ao sol.
Então, como combinar o binômio saúde-beleza?
Simples assim: vá com calma e aproveite o que a radiação tem de melhor sem exageros. O meio termo é sempre o melhor caminho.
Eu acredito que a diferença virá com as próximas gerações que forem educadas sobre os benefícios e os malefícios do sol. Assim como você ensina a uma criança que não deve atravessar a rua sem olhar, que precisa escovar os dentes após as refeições, que precisa tomar vacinas, é necessário insistir em informação sobre a importância da proteção solar e do uso consciente da radiação solar. Não é um trabalho fácil, mas… vamos lá?
fonte: Negocio Estetica

0 comentarios:

Conheça o Restaurador Epidérmico Laca- Gotas de Harmonia em seu rosto.


0 comentarios:

A Laca apoio o 3º Encontro Blogueira S.A. Confira as fotos!





1 comentarios: